Origens e criadores

bossa nova é um gênero musical de origem brasileira que surgiu no final dos anos 50, impulsionado por um grupo de estudantes e músicos de classe média de Copacabana e Ipanema, dois bairros do Rio de Janeiro localizados próximos à praia. Tornou-se conhecido no Brasil graças à gravação de “Chega de Saudade” interpretada por João Gilberto e composta por Antonio Carlos JobimVinicius de Moraes, três dos principais criadores do gênero no Brasil.

Tom Jobim, João Gilberto e Vinicius de Moraes

Dentro do contexto político histórico, a bossa nova em seu nascimento foi um movimento cultural apoiado pelo governo de Juscelino Kubitschek (entre 1956 e 1961) popularmente conhecido como o “presidente da bossa nova”, cujas características de governo eram o lançamento para a modernidade, a nascimento de um Brasil próspero e industrial, a determinação do petróleo brasileiro como pertencente ao seu país e a iniciativa para a construção da cidade de Brasília.

Em um novo contexto de estabilidade política e econômica, a bossa nova nasceu às margens do mar do Rio de Janeiro, cidade que na época era a capital brasileira e a que mais alargou seu olhar na época para as tendências da moda no mundo, principalmente de Paris e Nova York. Foi a cidade que nesse período presidencial gerou expressões culturais como a poesia concreta, o cinema novo, o teatro livre, a nova arquitetura e, claro, a bossa nova.

É um estilo reconhecido mundialmente pela sua importância na história da música brasileira. Pegou os traços distintivos do samba carnavalesco festivo e fogoso, para retirar decibéis, fervor e instrumentos de percussão em grande quantidade, e levá-lo a espaços menores onde as harmonias podiam ser ouvidas com total tranquilidade.

Nessas condições, novas e sofisticadas harmonias surgiram principalmente de Antônio Carlos Jobim, muito influenciado pela corrente impressionista de Claude Debussy, pela obra do brasileiro Héctor Villalobos e pelo espírito do jazz dos Estados Unidos.

A letra e a música também mantinham uma estreita relação entre si, embora sua principal característica seja o ritmo de raiz brasileiro. 

A bossa-nova tornou-se tremendamente popular no Brasil e no mundo, dos Estados Unidos principalmente ao Japão, França e Itália, graças a importantes antecedentes como a parceria entre Frank Sinatra e Antônio Carlos Jobim, e após o lançamento de “Garota de Ipanema” (1963), um dos discos mais vendidos da história do mundo, gravado por Stan Getz, Antônio Carlos Jobim, João Gilberto e Astrud Gilberto, que ganhou dois Grammys, superando nesse ano “A hard days night” dos “Beatles”, que eram na época os maiores expoentes da indústria fonográfica.

Outro grande precursor da bossa nova da França para o mundo foi uma cena do filme de Claude Lelouch “Um homme et une femme” (1966), onde o ator principal Pierre Barouh interpreta a versão francesa de “Samba da Bênção” de Vinicius de Moraes.

A partir da descoberta de que figuras norte-americanas como Stan Getz o Charlie Byrd hicieron del bossa-nova, faziam a bossa-nova, ocorreu um importante intercâmbio cultural entre esses músicos e outros brasileiros como os precursores Laurindo Almeida, Antônio Carlos Jobim e João Gilberto, gerando assim um novo ramo de síncopa que se baseava nos esquemas da música brasileira.

bossa nova history