DIEGO STRINGS
Diego Avendaño Pereira (Diego Strings) é um cantor e violonista especializado em Bossa Nova e Jazz, com carreira no Uruguai, México, Estados Unidos e Brasil.
Desde 2005, ele tem sido conhecido no México e nos Estados Unidos por reunir a comunidade de amantes da música brasileira em vários palcos e casas de shows. Em 2008, fundou o Grupo Saravá, um conhecido precursor do estilo bossa nova, com o qual fez duas edições discográficas sob sua produção. O projeto foi reconhecido pela Fundação Jobim Music Brasil, pela Presidência do México e pela Embaixada do Brasil em Nova York.
Em 2016 foi convidado pela Presidência do México como artista de destaque na divulgação da música brasileira no México para a recepção da presidente do Brasil Dilma Rousseff no Palacio Nacional. – https://diegostrings.com/presidente-do-brasil-no-mexico/.
Em dezembro de 2018, ele apresentou seu concerto “Bossa Nova Classics” no Consulado Geral do Brasil em Nova York, e também obteve convites para repetir o concerto na biblioteca “Brazilian Endowment for the Arts” em Manhattan e na “Paganini Institute” de Newark, Nova Jersey.
Em março de 2022 foi convidado a participar do “Rio Santos Bossa Fest”, festival anual da Bossa Nova realizado na cidade de Santos (São Paulo, Brasil) com a presença de grandes figuras do gênero.
Em 2024, ele apresentou o concerto especial “La musique de bossa nova en français” nos palcos da companhia Ponant Luxury Cruise Line. Desde 2025, continua sua carreira musical como solista com residência em São Paulo (Brasil).“Posso dizer sem sombra de dúvidas que Diego é o Embaixador Musical do Brasil no México, tanto trabalho musical merece o reconhecimento do Brasil”. Sérgio Florêncio, Embaixador do Brasil no México, carta a Paulo Jobim.