DIEGO STRINGS
Diego Avendaño Pereira (Diego Strings) é um cantor e violonista especializado em bossa nova e ritmos brasileiros com trajetória no Uruguai, Brasil, México e Estados Unidos.
Desde 2005, ele é conhecido no México por reunir a comunidade que é aficionada à música brasileira em vários palcos e casas de shows. Em 2008, fundou o Grupo Saravá, conhecido precursor do estilo bossa nova, com o qual lançou duas edições discográficas sob sua produção, com a participação de músicos de destaque, diretores de big bands e professores do Instituto Nacional de Bellas Artes. O projeto foi reconhecido pela Fundação Jobim Music Brasil, pela Presidência do México e pela Embaixada do Brasil.
Se apresentou no México no Lunario del Auditorio Nacional, Centro Cultural Bicentenario, Forum Cultural Guanajuato, Mazunte International Jazz Festival (Oaxaca) e Centro Cultural Brasil México entre outros.
Em 2016 foi convidado pela Presidência do México como artista de destaque na divulgação da música brasileira no México para a recepção da presidente do Brasil Dilma Rousseff no Palacio Nacional. – https://diegostrings.com/presidente-do-brasil-no-mexico/.
Em dezembro de 2018, ele apresentou seu concerto “Bossa Nova Classics” no Consulado Geral do Brasil em Nova York, e também obteve convites para repetir o concerto na biblioteca “Brazilian Endowment for the Arts” em Manhattan e na “Paganini Institute” de Newark, Nova Jersey.
Em março de 2022 foi convidado a participar do “Rio Santos Bossa Fest”, festival anual da Bossa Nova realizado na cidade de Santos (São Paulo, Brasil) com a presença de grandes figuras do gênero.
“Posso dizer sem sombra de dúvidas que Diego é o Embaixador Musical do Brasil no México, tanto trabalho musical merece o reconhecimento do Brasil”. Sérgio Florêncio, Embaixador do Brasil no México, carta a Paulo Jobim.