O Grupo Saravá foi fundado na Cidade do México (2006) sob a direção do cantor e violonista uruguaio Diego Avendaño Pereira, dando origem a um projeto precursor da Bossa nova e outros gêneros da música brasileira com duas edições discográficas. O nome é uma homenagem ao poeta e músico brasileiro Vinicius de Moraes por ser “Saravá” a expressão que ele usava durante seus shows para abençoar o público e seus companheiros de carreira.
É a partir de sua Homenagem ao compositor brasileiro Antônio Carlos Jobim, apresentada no Centro Nacional das Artes (2008) com o apoio da Embaixada do Brasil, que o grupo consolida uma formação de quinteto estável.
O primeiro CD “À beira do mar” (2011) mostra obras notáveis de grandes mestres da música brasileira como Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Ivan Lins, João Bosco e Toquinho. Foi apresentado no “Lunario” do Auditório Nacional.
Mais tarde, o grupo apresentou seu segundo CD “A vida não gosta de esperar” em Homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, incluindo obras das suas diferentes parcerias ao longo de sua vida, entre eles Antônio Carlos Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e Toquinho.